Candidaturas

 

  

Dados e Estatísticas do Curso

Diretora

Ana Paula Gomes de Sousa Pinto Guimarães

Descrição geral

Analisar, conceber, produzir, programar, testar e validar soluções de software para a plataforma desktop, plataforma web e plataforma móvel, de forma integrada.

Atividades principais

  • Coordenar a conceção técnica e o planeamento de projetos de sistemas e produtos multimédia
  • Coordenar processos de produção multimédia, garantindo padrões de qualidade
  • Criar imagens gráficas para projetos de design gráfico
  • Conceber guiões e storyboards para produtos audiovisuais e multimédia
  • Conceber e produzir efeitos visuais em áudio e vídeo
  • Planificar, desenhar e desenvolver sítios web - do lado do cliente e do lado do servidor Modelar e animar objetos 3D
  • Conceber, produzir e desenvolver projetos de animação multimédia 2D e 3D
  • Conceber panoramicas e visitas virtuais
  • Conceber e desenhar bases de dados
  • Proceder ao desenvolvimento de aplicações / produtos multimédia integrados e interativos, para media fixa, dispositivos móveis, web e eLearning
  • Conceção de aplicações para dispositivos móveis
  • Conceber e produzir interfaces para sistemas de e-learning, comércio eletrónico, portais empresariais, jogos, intranets e extranets.

Conhecimentos

  • Conhecimentos fundamentais de lingua e cultura portuguesa
  • Conhecimentos fundamentais de lingua inglesa
  • Conhecimentos fundamentais de calculo computacional
  • Conhecimentos profundos dos princípios da comunicação visual
  • Conhecimentos especializados de fotografia e técnicas fotográficas
  • Conhecimentos especializados de ilustração digital
  • Conhecimentos profundos de técnicas de captação, tratamento e otimização de imagens digitais
  • Conhecimentos profundos de tecnicas de captação, tratamento e otimização de som digital
  • Conhecimentos especializados de técnicas de edição e pósprodução vídeo
  • Conhecimentos especializados de elaboração de guiões e storyboards
  • Conhecimentos especializados de técnicas de modulação 3D
  • Conhecimentos especializados de técnicas de animação multimédia em 2D e 3D
  • Conhecimentos especializados técnicas de construção de panoramicas e visitas virtuais
  • Conhecimentos profundos de desenho, conceção e programação de bases de dados
  • Conhecimentos profundos de algoritmia e estruturas de dados
  • Conhecimentos profundos da metodologia de programação orientada objetos
  • Conhecimentos especializados de técnicas de construção e desenvolvimento de sistemas web - do lado do cliente e do lado do servidor
  • Conhecimentos fundamentais sobre a capacidade de analisar, avaliar e reconstruir
  • Conhecimentos especializados de desenho e desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis

Aptidões

  • Identificar, selecionar os equipamentos e as tecnologias adequados para conceber e desenvolver produtos multimédia
  • Planificar uma aplicação multimédia
  • Conceber o design de aplicações multimédia
  • Desenvolver arte gráfica
  • Aplicar as tecnologias de conceção e produção de efeitos visuais, som e vídeo
  • Desenvolver animações multimédia 2D e 3D
  • Aplicar tecnologias de panoramicas e visitas virtuais
  • Construir algoritmos adequados à solução de problemas de trabalho
  • Implementar os algoritmos numa linguagem de programação
  • Administrar e conceber bases de dados
  • Desenvolver sistemas web - do lado do cliente e do lado do servidor
  • Planear, desenhar e desenvolver aplicações interativas, para media fixa, dispositivos móveis, Web e eLearning de forma integrada.
  • Programar aplicações para dispositivos móveisar a capacidade de critica e de analise

Atitudes

  • Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com interlocutores diferenciados
  • Demonstrar capaciade de trabalho em equipa
  • Demonstrar capacidade de planificação e organização
  • Demonstrar capacidades de liderança e de coordenação de projetos
  • Demonstrar capacidade de polivalência, elevada criatividade e espírito de iniciativa
  • Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético
  • Demonstrar espirito critico e de análise
  • Demonstrar capacidade para a promoção da mudança e inovação
  • Desenvolver e aplicar a capacidade de critica e de analise

Condições de acesso

Segundo o Decreto-Lei nº 63/2016, de 13 de setembro, podem candidatar-se a CTeSP:

  • Os titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Candidatos aprovados através do regime de ingresso dos maiores de 23 anos;
  • Os titulares de um CET, de um CTeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS

2 Anos (4 Semestres) / 120 ECTS

A conclusão de um CTeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível V, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional creditável para efeitos de prosseguimento de estudos superiores, no ISLA.

Vagas

40 estudantes

Horário

Laboral

Áreas relevantes para Ingresso

Os candidatos devem ter aprovação em duas das seguintes Áreas Relevantes:

  • Matemática
  • Português
  • Informática

Plano de Estudos

2023/2024
Unidade curricularHorasECTSAno/Semestre
Língua e Cultura Portuguesa 50 4 1.º ano
Língua Inglesa 50 4 1.º ano
Métodos Quantitativos 50 4 1.º ano
Gestão das Organizações 25 3 1.º ano
Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 25 3 1.º ano
Design e Comunicação Multimédia 25 4 1.º ano
Fotografia e Ilustração digital 50 5 1.º ano
Desenho vetorial 50 5 1.º ano
Audio e Vídeo 50 5 1.º ano
Redes de Comunicação de Dados 25 3 1.º ano
Bases de Dados 25 3 1.º ano
Programação SQL 50 4 1.º ano
Algoritmia 50 5 1.º ano
Programação Orientada a Objetos 25 3 1.º ano
Desenvolvimento Web Estático 50 5 1.º ano
Animação Multimédia 50 4 2.º ano
Modelação 3D 50 4 2.º ano
Animação 3D 25 3 2.º ano
Tecnologias Multimédia Avançadas 25 3 2.º ano
Projeto Integrado de Multimédia 50 6 2.º ano
Desenvolvimento Web Dinâmico 50 4 2.º ano
Conceção de Aplicações para Dispositivos Móveis 25 3 2.º ano
Sistemas de Gestão de Conteúdos 25 3 2.º ano
Estágio 600 30 2.º ano
2024/2025
Unidade curricularHorasECTSAno/Semestre
Técnicas de Expressão Oral e Escrita 60 6 1.º ano
Inglês técnico 60 6 1.º ano
Pensamento Critico 30 3 1.º ano
Fundamentos de Programação 60 6 1.º ano
Representação de Elementos Multimédia 60 6 1.º ano
Teoria e Prática do Design 30 3 1.º ano
Matemática para a Computação 60 6 1.º ano
Base de Dados 60 6 1.º ano
Laboratório de Audio e Vídeo 60 6 1.º ano
Laboratório de Fotografia 60 6 1.º ano
Programação Web - Cliente 60 6 1.º ano
Programação Web - Servidor 60 6 2.º ano
Modelação e Animação 3D 60 6 2.º ano
Animação Multimédia 60 6 2.º ano
Sistemas de Gestão de Conteúdos 30 3 2.º ano
Desenvolvimento de Aplicações Móveis 30 3 2.º ano
Projeto 60 6 2.º ano
Estágio 60 30 2.º ano

Creditações académicas 2023/24 para prosseguimento de estudos para as licenciaturas em (cursos 1º ciclo)

Engenharia Informática
Creditado por equivalência O que falta fazer
Unidades Curriculares ECTS Unidades Curriculares ECTS  
Fundamentos de Programação 6     1º ano 1º sem
Fundamentos de Base de Dados 6      
Matemática I 6      
    Arquitetura de Computadores 3  
    Álgebra Linear 5  
    Fundamentos de Física 4  
    Algoritmos e Estruturas de Dados 6 1º ano 2º sem
    Programação de Base de Dados 6  
    Matemática II 6  
Tecnologias Multimédia 5      
    Sistemas Digitais 3  
    Sistemas Operativos 4  
    Programação Orientada a Objetos 6 2º ano 1º sem
    Redes e Comunicação de Dados I 6  
Programação Web - Cliente 6      
Análise e Modelação de Sistemas 3      
Arquitetura de Sistemas de Informação 3      
    Estatística 6  
    Programação Avançada 6 2º ano 2º sem
    Redes e Comunicação de Dados II 6  
Programação Web - Servidor 6      
    Engenharia de Software 3  
    Programação Dispositivos Móveis 6  
    Interfaces e Usabilidade 3  
    Laboratório de Programação 6 3º ano 1º sem
    Inteligência Artificial 6  
Gestão das Organizações 5      
Gestão de Projetos 5      
    Tecnologias Web Avançadas 3  
    Projecto de Engenharia Informática 5  
    Sistemas Distribuidos 3 3º ano 2º sem
    Segurança Informática 3  
    Comércio Electrónico e Marketing Digital 4  
    Projecto Aplicado de Engenharia Informática 20  

 

Multimédia
Creditado por equivalência O que falta fazer
Unidades Curriculares ECTS Unidades Curriculares ECTS  
     Teoria da Comunicação Multimédia 1º ano 1º sem
     Fundamentos de Design  
 Representação de Elementos Multimédia 6      
Fundamentos de Programação 6      
    Matemática Discreta e Álgebra Linear 6  
Design e Comunicação Visual      1º ano 2º sem
    Laboratório de Fotografia 6  
    Argumento 6  
    Algoritmos e Estruturas de Dados 6  
 Base de Dados      
    Laboratório de Audio 6  2º ano 1º sem
    Design de Interfaces  
Laboratório de Animação      
    Programação Orientada a Objetos  
Programação Web - Cliente      
Laboratório de Vídeo      2º ano 2º sem
    Projeto Integrador  
    Tecnologias de Interação  
Programação Web - Servidor      
    Programação Dispositivos Móveis 6  
Modelação e Animação 3D     3º ano 1º sem
    Pós-Produção 6  
    Gestão de Projetos   
    Desenvolvimento de Aplicações Multimédia 6  
    Projeto de Conceção Multimédia 7  
    Sistemas de Gestão de Conteúdos 6 3º ano 2º sem
    Comércio Eletrónico e Marketing Digital 4  
    Legislação e Autoria  
    Projeto Aplicado de Multimédia 15   
Informática para Comércio Eletrónico
Creditado por equivalência O que falta fazer
Unidades Curriculares ECTS Unidades Curriculares ECTS  
Análise Matemática     1º ano 1º sem
    Álgebra Linear  
    Introdução ao Comércio e Negócio Eletrónico  
    Metodologias de Pesquisa e Investigação  
Fundamentos de Programação 6      
    Análise e Modelação de Sistemas 5  
    Arquiteturas de Plataformas WEB 3  1º ano 2º sem
    Transformação Digital e o Negócio Eletrónico 3  
    Algoritmos e Estruturas de Dados 6  
Programação Web I 6   6  
Base de Dados      
    Projeto Laboratorial I 6  
    Direito Aplicado ao Negócio Electrónico 3  2º ano 1º sem
    Paradigmas da Programação Criativa 5  
    Fundamentos de CRM 4  
    Design de Interação  
    Interoperabilidade e Integração de Sistemas 6  
Programação Web II      
    Web Marketing 4  2º ano 2º sem
    Desenvolvimento de Aplicações Móveis  
    Metodologias e Ferramentas da Gestão de Projetos de Software  
    Programação Web III 6  
    Redes e Serviços da Internet  
    Projeto Laboratorial II  
    Seminários WEB 3º ano 1º sem
Desenvolvimento de Objetos Multimédia      
    Data Mining  
    Computação Distribuída e Paralela 5  
    Inteligência Aplicada ao Comércio Eletrónico 6  
    Inovação e Empreendedorismo Digital 4 3º ano 2º sem
    Business Analytics orientado ao Negócio Eletrónico 6  
    Cloud Computing  
    Projeto Final 15   

Emolumentos e Propinas

  • Candidatura: 120,00 €
  • Matricula: 140,00 €
  • Inscrição: 90,00 €
  • Seguro: 45,00 €
  • Propina: 220,50 € x 11 meses

Esta informação não dispensa a consulta dos emolumentos e propinas constantes das respectivas Ordens de Serviço.

A frequência neste curso, poderá ser financiada pela bolsa de estudo da DGES. Consulte a nossa pagina da Ação Social.

Consulte também

Informações

logos portugal2020

0
0
0
s2sdefault
 

Cursos em Destaque

destaque lic CD
 
destaque mes FF
Acesso

Faça a sua Candidatura ao ISLA Gaia

Candidatura Online