Dados e Estatísticas do Curso
Coordenador
Descrição geral
Gerir atividades afectas às unidades hoteleiras e de restauração, nomeadamente nos departamentos de alojamento e receção, alimentação e bebidas, gestão comercial e marketing, organização de eventos e gerir operações de reservas em Agências de Viagens
Atividades principais
- Desenvolver operações de gestão em empresas turísticas
- Utilizar recurso de comunicação em português, inglês e espanhol, no desenvolvimento da atividade profissional
- Desenvolver procedimentos estatísticos aplicados à Gestão Definir planos de Marketing, incluindo o Marketing Digital
- Definir e desenvover a política comercial da empresa turística, garantindo a qualidade e a orientação para o cliente
- Planear e Organizar eventos
- Desenvolver técnicas de gestão de recursos humanos
- Desenvolver técnicas de contabilidade de gestão empresarial
- Gerir reservas e o alojamento em Hotelaria
- Gerir operações em estabelecimentos de Restauração e Bebidas
- Supervisionar, coordenar e organizar as operações de Food & Beverage
- Gerir Operações turísticas em Agências de Viagens
- Gerir reservas através de sistemas informáticos de distribuição turística (GDS)
- Desenvolver procedimentos de Gestão da Qualidade na empresa turística
Conhecimentos
- Conhecimentos profundos de gestão de empresas turísticas
- Conhecimentos fundamentais do contexto sócio-económico dos destinos turísticos
- Conhecimentos fundamentais das tendências do Turismo na atualidade
- Conhecimentos profundos em técnicas e recursos da Expressão oral e Escrita em língua materna
- Conhecimentos fundamentais em técnicas e recursos da Expressão oral e Escrita em línguas estrangeiras
- Conhecimentos especializados de Técnicas comerciais
- Conhecimentos especializados em Técnicas de Venda e negociação
- Conhecimentos especializados de estratégias e técnicas de Marketing da empresa turística
- Conhecimentos especializados de Técnicas de Gestão de Recursos Humanos
- Conhecimentos especializados em Técnicas de Gestão do Alojamento e receção
- Conhecimento especializado na utilização de Sistemas de informação aplicados à Hotelaria.
- Conhecimentos especializados das normas de manipulação e confeção de produtos de gastronomia e vinhos
- Conhecimentos especializados em Técnicas de Gestão da Restauração
- Conhecimento especializado na utilização de Sistemas de informação aplicados à Restauração.
- Conhecimentos especializados em Planeamento e estruturação de menus e cálculo de custos associados
- Conhecimentos Especializados de Planeamento e Organização de Eventos
- Conhecimentos Fundamentais de Gestão da Qualidade em Empresas Turísticas
- Conhecimentos específicos das normas de qualidade aplicadas às empresas turísticas
- Conhecimentos Fundamentais e Especializados em Operações Turísticas em Agências de Viagens
- Conhecimento especializado na utilização de Sistemas de informação aplicados à Distribuição turística
- Conhecimentos profundos dos Sistemas de informação aplicados à Gestão
- Conhecimentos fundamentais em Inovação aplicada à Gestão de Empresas de Turísticas
- Conhecimentos especializados de Conceção, Tratamento e Análise Estatística
- Conhecimentos Especializados em Técnicas de Contabilidade e Fiscalidade
- Conhecimentos fundamentais de legislação turística
Aptidões
- Aplicar conceitos de gestão à empresa turística
- Conhecer as tendências do turismo e aplicá-las à gestão da empresa turística
- Comunicar de forma oral e escrita, controlando e adaptando a comunicação às exigências da situação em língua materna
- Comunicar de forma oral e escrita, controlando e adaptando a comunicação às exigências da situação em línguas estrangeiras
- Aplicar estratégias de dinamização de trabalho em equipas
- Identificar e utilizar informação para dar resposta a problemas/reclamações
- Identificar e aplicar técnicas comerciais, de venda e negociação
- Preparar e organizar um Plano de Marketing, incluindo o Marketing Digital
- Planear e Gerir os Recursos Humanos das empresas turísticas
- Gerir as reservas e o alojamento em Hotelaria (front ofice, house keeping e lavandaria/rouparia)
- Utilizar sistemas de informação aplicados à Hotelaria
- Aplicar os conhecimentos de gastronomia e enologia à adaptação/confeção de novos pratos
- Organizar e gerir o departamento de alimentação e bebidas (F&B)
- Conceber e estruturar menús e proceder ao cálculo de custos associados
- Elaborar Fichas técnicas de Restauração e Bebidas
- Utilizar sistemas de informação aplicados à Restauração
- Desenvolver operações turísticas e reservas através de sistemas informáticos de distribuição turística (GDS)
- Planear, Desenvolver e Gerir Operações Turísticas em Agências de Viagens
- Planear e Organizar eventos de acordo com os especificidades dos clientes/mercados
- Recolher, organizar e tratrar dados estatísticos
- Identificar e aplicar conceitos de Inovação aplicada à Gestão de Empresas de Turísticas
- Aplicar técnicas de contabilidade de gestão da empresa turística
- Identificar, Supervisionar e assegurar o cumprimento das normas de qualidade, higiene e segurança nas empresas turísticas
Atitudes
- Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros no relacionamento com interlocutores diferenciados.
- Demonstrar a capacidade de adaptar a linguagem às características dos interlocutores tendo consciência do impacto da linguagem sobre os outros
- Demonstrar capacidade de Iniciativa e Dinamismo
- Demonstrar capacidade de Criatividade e inovação
- Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa
- Demonstrar capacidade de autonomia na tomada de decisão, em situações correntes ou em situações complexas de resolução de problemas
- Demonstrar uma Conduta ética e socialmente responsável
- Demonstrar capacidade de Liderança e de Espírito Empreendedor
- Demonstrar capacidade de abertura à aprendizagem ao longo da vida
- Demonstrar flexibilidade adaptando-se a diferentes situações e contextos profissionais (nomeadamente interculturais) e evitando situações de conflito ou confronto.
- Demonstrar capacidades de organização e planeamento do trabalho orientado para a qualidade
- Demonstrar determinação para cumprir objetivos
Condições de acesso
Segundo o Decreto-Lei nº 63/2016, de 13 de setembro, podem candidatar-se a CTeSP:
- Os titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
- Candidatos aprovados através do regime de ingresso dos maiores de 23 anos;
- Os titulares de um CET, de um CTeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.
Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS
2 Anos (4 Semestres) / 120 ECTS
A conclusão de um CTeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível V, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional creditável para efeitos de prosseguimento de estudos superiores, no ISLA.
Vagas
40 estudantes
Horário
Laboral
Áreas relevantes para Ingresso
Os candidatos devem ter aprovação numa das seguintes Áreas Relevantes:
- Matemática
- Português
- Economia
Plano de Estudos
2023/2024
Unidade curricular | Horas | ECTS | Ano/Semestre |
---|---|---|---|
Português - Técnicas de expressão Oral e escrita | 80 | 5 | 1.º ano |
Inglês I | 80 | 5 | 1.º ano |
Inglês II | 80 | 5 | 1.º ano |
Espanhol | 80 | 5 | 1.º ano |
Estatística Aplicada à Gestão | 80 | 5 | 1.º ano |
Introdução ao Turismo | 80 | 5 | 1.º ano |
Introdução à Gestão das Empresas Turísticas | 80 | 5 | 1.º ano |
Princípios de Marketing | 80 | 5 | 1.º ano |
Gestão Comercial | 80 | 5 | 1.º ano |
Planeamento e Organzação de Eventos | 80 | 5 | 1.º ano |
Operações Turísticas e Sistemas de Reserva | 80 | 5 | 1.º ano |
Marketing Digital e Inovação Turística | 80 | 5 | 1.º ano |
Gestão de Recursos Humanos | 80 | 5 | 2.º ano |
Contabilidade de Gestão | 55 | 4 | 2.º ano |
Gestão de Alojamento e Receção | 55 | 4 | 2.º ano |
Gastronomia e Enologia | 55 | 4 | 2.º ano |
Gestão de Alimentos e Bebidas | 55 | 4 | 2.º ano |
Sistemas de Informação Aplicados à Restauração e à Hotelaria | 55 | 4 | 2.º ano |
Gestão da Qualidade | 80 | 5 | 2.º ano |
Estágio | 750 | 30 | 2.º ano |
2024/2025
Unidade curricular | Horas | ECTS | Ano/Semestre |
---|---|---|---|
Gestão das Organizações | 60 | 6 | 1.º ano |
Introdução ao Turismo | 60 | 6 | 1.º ano |
Técnicas de Expressão Oral e Escrita | 30 | 3 | 1.º ano |
Pensamento crítico e argumentação | 30 | 3 | 1.º ano |
Inglês I | 60 | 6 | 1.º ano |
Gestão e Organização de Eventos | 60 | 6 | 1.º ano |
Gestão de Pessoas nas Organizações | 30 | 3 | 1.º ano |
Gestão Comercial no Turismo e Hotelaria | 30 | 3 | 1.º ano |
Estatística Aplicada à Gestão | 60 | 6 | 1.º ano |
Inglês II | 60 | 6 | 1.º ano |
Ferramentas para Análise de Dados | 60 | 6 | 1.º ano |
Operações Turísticas e Sistemas de Reserva | 60 | 6 | 1.º ano |
Gestão de Food & Beverage | 60 | 6 | 2.º ano |
Gestão de Alojamento e Receção | 30 | 3 | 2.º ano |
Sistemas de Informação aplicados à restauração e hotelaria | 30 | 3 | 2.º ano |
Iniciativa empresarial e empreendedorismo | 30 | 3 | 2.º ano |
Marketing e Publicidade | 60 | 6 | 2.º ano |
Introdução à Contabilidade e Fiscalidade | 60 | 6 | 2.º ano |
Gastronomia e Enologia | 30 | 3 | 2.º ano |
Estágio | 600 | 30 | 2.º ano |
Creditações académicas 2024/25 para prosseguimento de estudos para as licenciaturas em (cursos 1º ciclo)
Gestão do Turismo
Creditado por equivalência | O que falta fazer | |||
Unidades Curriculares | ECTS | Unidades Curriculares | ECTS | |
Fundamentos de Turismo | 5 |
1º ano 1º sem |
||
Sociologia do Lazer | 5 | |||
Métodos Quantitativos | 5 | |||
Gestão das Organizações | 5 | |||
Metodologias de Investigação | 5 | |||
Tecnologias Digitais Aplicadas ao Turismo | 5 | |||
Economia do Turismo | 5 |
1º ano 2º sem |
||
Geografia e Ordenamento do Território | 5 | |||
Legislação do Turismo | 5 | |||
Património Natural e Turismo | 5 | |||
Língua Inglesa I | 5 | |||
Língua Estrangeira I - Espanhol | 5 | Língua Estrangeira I - Francês | * | |
(* A unidade curricular de Língua Estrangeira I - Francês não tem equivalência) | ||||
Património Cultural e Turismo | 5 |
2º ano 1º sem |
||
Contabilidade e Finanças das Empresas Turísticas | 5 | |||
Marketing de Produtos e Destinos | 5 | |||
Organização e Política do Turismo | 5 | |||
Língua Inglesa II | 5 | |||
Língua Estrangeira II - Francês ou Espanhol | 5 | |||
Gestão de Pessoas nas Organizações | 5 |
2º ano 2º sem |
||
Gestão e Sustentabilidade dos Recursos Turísticos | 5 | |||
Gestão da Qualidade | 5 | |||
Mercados e Destinos Turísticos | 5 | |||
Restauração, Gastronomia e Enologia | 5 | |||
Planeamento, Organização e Gestão de Eventos | 5 | |||
Inovação e Design de Experiências no Turismo | 5 |
3º ano 1º sem |
||
Mobilidade e Transportes Turísticos | 5 | |||
Gestão de Agências de Viagens e Operadores Turísticos | 5 | |||
Ética, Responsabilidade Social e Cidadania | 5 | |||
Estágio I / Projeto Aplicado I | 10 | |||
Planeamento e Gestão de Projetos Turísticos | 5 |
3º ano 2º sem |
||
Gestão Hoteleira | 5 | |||
Empreendedorismo e Inovação em Turismo | 5 | |||
Gestão Estratégica | 5 | |||
Estágio II / Projeto Aplicado II | 10 |
Gestão de Empresas
Creditado por equivalência | O que falta fazer | |||
Unidades Curriculares | ECTS | Unidades Curriculares | ECTS | |
Métodos Quantitativos I | 6 | 1º ano 1º sem | ||
Fundamentos da Contabilidade | 6 | |||
Introdução às Ciências Sociais | 4 | |||
Introdução ao Direito | 5 | |||
Gestão das Organizações | 5 | |||
Princípios Gerais de Informática | 4 | |||
Métodos Quantitativos II | 6 | 1º ano 2º sem | ||
Direito Empresarial | 4 | |||
Microeconomia | 5 | |||
Ética e Deontologia Profissional | 4 | |||
Contabilidade Geral I | 6 | |||
Cálculo e Instrumentos Financeiros I | 5 | |||
Cálculo e Instrumentos Financeiros II | 5 | 2º ano 1º sem | ||
Macroeconomia | 5 | |||
Contabilidade Geral II | 6 | |||
Direito do Trabalho I | 5 | |||
Fiscalidade I | 5 | |||
Sistemas de Informação para Gestão | 4 | |||
Fiscalidade II | 5 | 2º ano 2º sem | ||
Direito do Trabalho II | 4 | |||
Análise e Relato Financeiro I | 5 | |||
Gestão da Produção e Operações | 3 | |||
Contabilidade Analítica I | 5 | |||
Estatística | 4 | |||
Gestão de Pessoas nas Organizações | 4 | |||
Análise e Relato Financeiro II | 5 | 3º ano 1º sem | ||
Fiscalidade III | 5 | |||
Contabilidade Analítica II | 5 | |||
Marketing e Publicidade | 5 | |||
Auditoria | 5 | |||
Gestão de Projectos | 5 | |||
Projecto Empresarial Aplicado | 8 | 3º ano 2º sem | ||
Contabilidade Analítica III - Orçamental | 5 | |||
Finanças Empresariais | 4 | |||
Aplicações Sectoriais da Contabilidade | 4 | |||
Análise de Projetos de Investimento | 5 | |||
Estratégia e Planeamento Empresarial | 4 |
Emolumentos e Propinas
- Candidatura: 120,00 €
- Matricula: 140,00 €
- Inscrição: 90,00 €
- Seguro: 45,00 €
- Propina: 220,50 € x 11 meses
Esta informação não dispensa a consulta dos emolumentos e propinas constantes das respectivas Ordens de Serviço.
Consulte também
Informações
- João Paulo
joao.paulo@islagaia.pt223 772 980
- Geral
info@islagaia.pt
223 772 980