Candidaturas

Dados e Estatísticas do Curso

Coordenador

Ricardo Lanção 

Descrição geral

Gerir atividades afectas às unidades hoteleiras e de restauração, nomeadamente nos departamentos de alojamento e receção, alimentação e bebidas, gestão comercial e marketing, organização de eventos e gerir operações de reservas em Agências de Viagens

Atividades principais

  • Desenvolver operações de gestão em empresas turísticas
  • Utilizar recurso de comunicação em português, inglês e espanhol, no desenvolvimento da atividade profissional
  • Desenvolver procedimentos estatísticos aplicados à Gestão Definir planos de Marketing, incluindo o Marketing Digital
  • Definir e desenvover a política comercial da empresa turística, garantindo a qualidade e a orientação para o cliente
  • Planear e Organizar eventos
  • Desenvolver técnicas de gestão de recursos humanos
  • Desenvolver técnicas de contabilidade de gestão empresarial
  • Gerir reservas e o alojamento em Hotelaria
  • Gerir operações em estabelecimentos de Restauração e Bebidas
  • Supervisionar, coordenar e organizar as operações de Food & Beverage
  • Gerir Operações turísticas em Agências de Viagens
  • Gerir reservas através de sistemas informáticos de distribuição turística (GDS)
  • Desenvolver procedimentos de Gestão da Qualidade na empresa turística

Conhecimentos

  • Conhecimentos profundos de gestão de empresas turísticas
  • Conhecimentos fundamentais do contexto sócio-económico dos destinos turísticos
  • Conhecimentos fundamentais das tendências do Turismo na atualidade
  • Conhecimentos profundos em técnicas e recursos da Expressão oral e Escrita em língua materna
  • Conhecimentos fundamentais em técnicas e recursos da Expressão oral e Escrita em línguas estrangeiras
  • Conhecimentos especializados de Técnicas comerciais
  • Conhecimentos especializados em Técnicas de Venda e negociação
  • Conhecimentos especializados de estratégias e técnicas de Marketing da empresa turística
  • Conhecimentos especializados de Técnicas de Gestão de Recursos Humanos
  • Conhecimentos especializados em Técnicas de Gestão do Alojamento e receção
  • Conhecimento especializado na utilização de Sistemas de informação aplicados à Hotelaria.
  • Conhecimentos especializados das normas de manipulação e confeção de produtos de gastronomia e vinhos
  • Conhecimentos especializados em Técnicas de Gestão da Restauração
  • Conhecimento especializado na utilização de Sistemas de informação aplicados à Restauração.
  • Conhecimentos especializados em Planeamento e estruturação de menus e cálculo de custos associados
  • Conhecimentos Especializados de Planeamento e Organização de Eventos
  • Conhecimentos Fundamentais de Gestão da Qualidade em Empresas Turísticas
  • Conhecimentos específicos das normas de qualidade aplicadas às empresas turísticas
  • Conhecimentos Fundamentais e Especializados em Operações Turísticas em Agências de Viagens
  • Conhecimento especializado na utilização de Sistemas de informação aplicados à Distribuição turística
  • Conhecimentos profundos dos Sistemas de informação aplicados à Gestão
  • Conhecimentos fundamentais em Inovação aplicada à Gestão de Empresas de Turísticas
  • Conhecimentos especializados de Conceção, Tratamento e Análise Estatística
  • Conhecimentos Especializados em Técnicas de Contabilidade e Fiscalidade
  • Conhecimentos fundamentais de legislação turística

Aptidões

  • Aplicar conceitos de gestão à empresa turística
  • Conhecer as tendências do turismo e aplicá-las à gestão da empresa turística
  • Comunicar de forma oral e escrita, controlando e adaptando a comunicação às exigências da situação em língua materna
  • Comunicar de forma oral e escrita, controlando e adaptando a comunicação às exigências da situação em línguas estrangeiras
  • Aplicar estratégias de dinamização de trabalho em equipas
  • Identificar e utilizar informação para dar resposta a problemas/reclamações
  • Identificar e aplicar técnicas comerciais, de venda e negociação
  • Preparar e organizar um Plano de Marketing, incluindo o Marketing Digital
  • Planear e Gerir os Recursos Humanos das empresas turísticas
  • Gerir as reservas e o alojamento em Hotelaria (front ofice, house keeping e lavandaria/rouparia)
  • Utilizar sistemas de informação aplicados à Hotelaria
  • Aplicar os conhecimentos de gastronomia e enologia à adaptação/confeção de novos pratos
  • Organizar e gerir o departamento de alimentação e bebidas (F&B)
  • Conceber e estruturar menús e proceder ao cálculo de custos associados
  • Elaborar Fichas técnicas de Restauração e Bebidas
  • Utilizar sistemas de informação aplicados à Restauração
  • Desenvolver operações turísticas e reservas através de sistemas informáticos de distribuição turística (GDS)
  • Planear, Desenvolver e Gerir Operações Turísticas em Agências de Viagens
  • Planear e Organizar eventos de acordo com os especificidades dos clientes/mercados
  • Recolher, organizar e tratrar dados estatísticos
  • Identificar e aplicar conceitos de Inovação aplicada à Gestão de Empresas de Turísticas
  • Aplicar técnicas de contabilidade de gestão da empresa turística
  • Identificar, Supervisionar e assegurar o cumprimento das normas de qualidade, higiene e segurança nas empresas turísticas

Atitudes

  • Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros no relacionamento com interlocutores diferenciados.
  • Demonstrar a capacidade de adaptar a linguagem às características dos interlocutores tendo consciência do impacto da linguagem sobre os outros
  • Demonstrar capacidade de Iniciativa e Dinamismo
  • Demonstrar capacidade de Criatividade e inovação
  • Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa
  • Demonstrar capacidade de autonomia na tomada de decisão, em situações correntes ou em situações complexas de resolução de problemas
  • Demonstrar uma Conduta ética e socialmente responsável
  • Demonstrar capacidade de Liderança e de Espírito Empreendedor
  • Demonstrar capacidade de abertura à aprendizagem ao longo da vida
  • Demonstrar flexibilidade adaptando-se a diferentes situações e contextos profissionais (nomeadamente interculturais) e evitando situações de conflito ou confronto.
  • Demonstrar capacidades de organização e planeamento do trabalho orientado para a qualidade
  • Demonstrar determinação para cumprir objetivos
 

Condições de acesso

Segundo o Decreto-Lei nº 63/2016, de 13 de setembro, podem candidatar-se a CTeSP:

  • Os titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Candidatos aprovados através do regime de ingresso dos maiores de 23 anos;
  • Os titulares de um CET, de um CTeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS

2 Anos (4 Semestres) / 120 ECTS

A conclusão de um CTeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível V, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional creditável para efeitos de prosseguimento de estudos superiores, no ISLA.

Vagas

40 estudantes

Horário

Laboral

Áreas relevantes para Ingresso

Os candidatos devem ter aprovação numa das seguintes Áreas Relevantes:

  • Matemática
  • Português
  • Economia

Plano de Estudos

2023/2024
Unidade curricularHorasECTSAno/Semestre
Português - Técnicas de expressão Oral e escrita 80 5 1.º ano
Inglês I 80 5 1.º ano
Inglês II 80 5 1.º ano
Espanhol 80 5 1.º ano
Estatística Aplicada à Gestão 80 5 1.º ano
Introdução ao Turismo 80 5 1.º ano
Introdução à Gestão das Empresas Turísticas 80 5 1.º ano
Princípios de Marketing 80 5 1.º ano
Gestão Comercial 80 5 1.º ano
Planeamento e Organzação de Eventos 80 5 1.º ano
Operações Turísticas e Sistemas de Reserva 80 5 1.º ano
Marketing Digital e Inovação Turística 80 5 1.º ano
Gestão de Recursos Humanos 80 5 2.º ano
Contabilidade de Gestão 55 4 2.º ano
Gestão de Alojamento e Receção 55 4 2.º ano
Gastronomia e Enologia 55 4 2.º ano
Gestão de Alimentos e Bebidas 55 4 2.º ano
Sistemas de Informação Aplicados à Restauração e à Hotelaria 55 4 2.º ano
Gestão da Qualidade 80 5 2.º ano
Estágio 750 30 2.º ano
2024/2025
Unidade curricularHorasECTSAno/Semestre
Gestão das Organizações 60 6 1.º ano
Introdução ao Turismo 60 6 1.º ano
Técnicas de Expressão Oral e Escrita 30 3 1.º ano
Pensamento crítico e argumentação 30 3 1.º ano
Inglês I 60 6 1.º ano
Gestão e Organização de Eventos 60 6 1.º ano
Gestão de Pessoas nas Organizações 30 3 1.º ano
Gestão Comercial no Turismo e Hotelaria 30 3 1.º ano
Estatística Aplicada à Gestão 60 6 1.º ano
Inglês II 60 6 1.º ano
Ferramentas para Análise de Dados 60 6 1.º ano
Operações Turísticas e Sistemas de Reserva 60 6 1.º ano
Gestão de Food & Beverage 60 6 2.º ano
Gestão de Alojamento e Receção 30 3 2.º ano
Sistemas de Informação aplicados à restauração e hotelaria 30 3 2.º ano
Iniciativa empresarial e empreendedorismo 30 3 2.º ano
Marketing e Publicidade 60 6 2.º ano
Introdução à Contabilidade e Fiscalidade 60 6 2.º ano
Gastronomia e Enologia 30 3 2.º ano
Estágio 600 30 2.º ano

Creditações académicas 2024/25 para prosseguimento de estudos para as licenciaturas em (cursos 1º ciclo)

Gestão do Turismo
Creditado por equivalência O que falta fazer
Unidades Curriculares ECTS Unidades Curriculares ECTS  
 Fundamentos de Turismo 5    

1º ano 1º sem

    Sociologia do Lazer 5  
 Métodos Quantitativos      
 Gestão das Organizações      
    Metodologias de Investigação  
    Tecnologias Digitais Aplicadas ao Turismo  
    Economia do Turismo 5

1º ano 2º sem

    Geografia e Ordenamento do Território 5  
    Legislação do Turismo 5  
    Património Natural e Turismo 5  
Língua Inglesa I 5      
Língua Estrangeira I - Espanhol 5 Língua Estrangeira I - Francês *  
     (* A unidade curricular de Língua Estrangeira I - Francês não tem equivalência)    
    Património Cultural e Turismo 5

2º ano 1º sem

Contabilidade e Finanças das Empresas Turísticas 5      
 Marketing de Produtos e Destinos      
    Organização e Política do Turismo 5  
 Língua Inglesa II 5      
    Língua Estrangeira II - Francês ou Espanhol 5  
         
Gestão de Pessoas nas Organizações 5    

2º ano 2º sem

    Gestão e Sustentabilidade dos Recursos Turísticos 5  
Gestão da Qualidade      
    Mercados e Destinos Turísticos  5  
Restauração, Gastronomia e Enologia      
Planeamento, Organização e Gestão de Eventos 5      
    Inovação e Design de Experiências no Turismo 5

3º ano 1º sem

    Mobilidade e Transportes Turísticos 5  
Gestão de Agências de Viagens e Operadores Turísticos      
    Ética, Responsabilidade Social e Cidadania  
    Estágio I / Projeto Aplicado I 10  
    Planeamento e Gestão de Projetos Turísticos 5

3º ano 2º sem

Gestão Hoteleira      
    Empreendedorismo e Inovação em Turismo 5  
    Gestão Estratégica  
    Estágio II / Projeto Aplicado II 10   
Gestão de Empresas
Creditado por equivalência O que falta fazer
Unidades Curriculares ECTS Unidades Curriculares ECTS  
    Métodos Quantitativos I 6 1º ano 1º sem
    Fundamentos da Contabilidade 6  
    Introdução às Ciências Sociais 4  
     Introdução ao Direito  5  
Gestão das Organizações 5      
Princípios Gerais de Informática 4      
    Métodos Quantitativos II 6 1º ano 2º sem
    Direito Empresarial 4  
    Microeconomia 5  
    Ética e Deontologia Profissional 4  
    Contabilidade Geral I 6  
    Cálculo e Instrumentos Financeiros I 5  
    Cálculo e Instrumentos Financeiros II 5 2º ano 1º sem
    Macroeconomia 5  
    Contabilidade Geral II 6  
    Direito do Trabalho I 5  
    Fiscalidade I  
    Sistemas de Informação para Gestão  4  
    Fiscalidade II 5 2º ano 2º sem
    Direito do Trabalho II 4  
    Análise e Relato Financeiro I 5  
    Gestão da Produção e Operações  3  
    Contabilidade Analítica I 5  
Estatística 4      
Gestão de Pessoas nas Organizações 4      
    Análise e Relato Financeiro II 5 3º ano 1º sem
    Fiscalidade III 5  
    Contabilidade Analítica II 5  
Marketing e Publicidade 5      
Auditoria  5      
Gestão de Projectos  5      
    Projecto Empresarial Aplicado 8 3º ano 2º sem
    Contabilidade Analítica III - Orçamental 5  
    Finanças Empresariais 4  
    Aplicações Sectoriais da Contabilidade  
    Análise de Projetos de Investimento  
    Estratégia e Planeamento Empresarial  

Emolumentos e Propinas

  • Candidatura: 120,00 €
  • Matricula: 140,00 €
  • Inscrição: 90,00 €
  • Seguro: 45,00 €
  • Propina: 220,50 € x 11 meses

Esta informação não dispensa a consulta dos emolumentos e propinas constantes das respectivas Ordens de Serviço.

A frequência neste curso, poderá ser financiada pela bolsa de estudo da DGES. Consulte a nossa pagina da Ação Social.

Consulte também

Informações

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