Bolsas de Formação PRR
Curso Integrado no Programa Impulso, PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, com acesso a Bolsa de formação.
Informe-se e candidate-se.
Dados e Estatísticas do Curso
Diretor
Descrição geral
Gerir produtos de marketing digital, programar e implementar campanhas comerciais, quer numa perspetiva Business to Business quer numa perspetiva de Business to Consummer, planear e executar as tarefas associadas ao comércio electrónico, contribuindo para o seu desenvolvimento sustentável aos níveis nacional e internacional.
Atividades principais
- Elaborar e executar o planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online e offline de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorrendo a diversas fontes de informação
- Elaborar e coordenar campanhas de marketing digital
- Gerir a identidade da marca, posicionamento e principais critérios de segmentação de mercados em âmbito digital
- Elaborar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades do mercado
- Gerir os novos meios digitais disponíveis com recurso a técnicas inovadoras para venda de produtos, serviços e ideias
- Coordenar o planeamento de media e ferramentas e meios online
- Monitorizar e gerir o impacto de campanhas de marketing digital
- Gerir e selecionar as melhores ferramentas para a implementação de estratégias de branding definidas no âmbito digital
- Gerir as vendas e as compras em contexto eletrónico
- Elaborar e analisar estudos de mercado credíveis de modo a produzir relatórios sobre a evolução dos mercados digitais e eletrónicos
- Elaborar e implementar planos de negócios inovadores e de internacionalização
- Planear e gerir os projetos comerciais de âmbito eletrónico
- Planear e gerir os sistemas de informação e comunicação de suporte ao comércio eletrónico
Conhecimentos
- Conhecimentos abrangentes de língua portuguesa
- Conhecimentos abrangentes de língua inglesa
- Conhecimentos abrangentes de gestão e organização de empresas
- Conhecimentos abrangentes de informática na óptica do utilizador
- Conhecimentos fundamentais de pensamento critico e argumentação
- Conhecimentos abrangentes de metódos quantitativos
- Conhecimentos especializados de metodologia e técnicas de elaboração e apresentação de projetos
- Conhecimentos abrangentes de métodos de previsão, sobre vendas e outros indicadores, do comportamento dos mercados
- Conhecimentos abrangentes de comunicação e empreendedorismo
- Conhecimentos especializados sobre gestão de redes sociais e produção de conteúdos digitais
- Conhecimentos especializados de comunicação online
- Conhecimentos abrangentes do comportamento do consumidor
- Conhecimentos especializados sobre ferramentas de divulgação e comunicação da sua atividade
- Conhecimentos especializados sobre comércio eletrónico
- Conhecimentos abrangentes de legislação Informática e do Comércio Eletronico
- Conhecimentos especializados sobre Marketing Digital
- Conhecimentos especializados de compras e pagamentos eletrónicos
- Conhecimentos especializados na elaboração de estudos de mercado
- Conhecimentos abrangentes de Design Thinking
- Conhecimentos especializados sobre sistemas de gestão de conteúdos
Aptidões
- Aplicar e dinamizar campanhas de comunicação online, usando as diferentes plataformas e redes sociais para esse efeito
- Aplicar melhorias no portefólio dos produtos, criando novas propostas e otimizando outras dentro dos meios digitais
- Dinamizar os recursos humanos, aplicando os princípios de liderança e motivação
- Preparar as estratégias de comunicação às diferentes formas e para diferentes públicos
- Dinamizar os processos de gestão inerentes ao comércio eletrónico, articulando diferentes perfis profissionais
- Aplicar as tecnologias de informação como suporte de gestão
- Aplicar técnicas de comércio eletrónico no desenho de um plano de marketing digital
- Dinamizar e implementar planos de marketing digital
- Analisar informação em língua portuguesa e língua inglesa
- Preparar e organizar, a compra e a venda eletrónicas
- Identificar os recursos necessários, elaborar, controlar e medir os resultados, de uma campanha de marketing digital
- Produzir conteúdos multimédia
- Propor a aquisição de infraestruturas informáticas de apoio ao comércio eletrónico e realizar a respetiva manutenção e atualização
- Definir estratégias de internacionalização através do comércio eletrónico
- Analisar e tratar informação relevante, para a elaboração de relatórios de estudos de mercado
- Aplicar os conceitos de Design Thinking
- Aplicar metodologias e técnicas para a análise de dados
- Aplicar as tecnologias de informação para suporte técnico e tecnologico aos processos de comunicação interna e externa das organizações
Atitudes
- Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com interlocutores diferenciados
- Demonstrar capaciade de trabalho em equipa
- Demonstrar capacidade de planificação e organização
- Demonstrar capacidades de liderança e de coordenação de projetos
- Demonstrar capacidade de polivalência e espírito de iniciativa
- Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético
- Demonstrar capacidade de adaptação à evolução dos procedimentos e das tecnologias
Condições de acesso
Segundo o Decreto-Lei nº 63/2016, de 13 de setembro, podem candidatar-se a CTeSP:
- Os titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
- Candidatos aprovados através do regime de ingresso dos maiores de 23 anos;
- Os titulares de um CET, de um CTeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.
Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS
2 Anos (4 Semestres) / 120 ECTS
A conclusão de um CTeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível V, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional creditável para efeitos de prosseguimento de estudos superiores, no ISLA.
Vagas
40 estudantes
Horário
Laboral
Áreas relevantes para Ingresso
Os candidatos devem ter aprovação numa das seguintes Áreas Relevantes:
- Economia
- Matemática
- Português
Plano de Estudos
2023/2024
Unidade curricular | Horas | ECTS | Ano/Semestre |
---|---|---|---|
Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho | 25 | 3 | 1.º ano |
Língua Portuguesa | 50 | 4 | 1.º ano |
Língua Inglesa | 50 | 4 | 1.º ano |
Gestão das Organizações | 25 | 3 | 1.º ano |
Métodos Quantitativos | 50 | 4 | 1.º ano |
Tecnologias de Informação e de Comunicação | 50 | 4 | 1.º ano |
Iniciativa empresarial e Empreendedorismo | 25 | 3 | 1.º ano |
Gestão de Conteúdos Web | 50 | 5 | 1.º ano |
Produção de Documentos Web | 50 | 5 | 1.º ano |
Princípios de Marketing | 50 | 5 | 1.º ano |
Plataformas Digitais e Redes Sociais | 50 | 5 | 1.º ano |
Web Marketing | 50 | 5 | 1.º ano |
Ferramentas de Produção de Conteúdos Digitais | 50 | 5 | 1.º ano |
Design Thinking | 50 | 5 | 2.º ano |
Comércio Electrónico | 50 | 5 | 2.º ano |
Estudos de Mercado | 50 | 5 | 2.º ano |
Legislação Informática e do Comércio Eletrónico | 25 | 2 | 2.º ano |
Marketing Digital | 50 | 5 | 2.º ano |
Projeto Integrado Digital | 50 | 8 | 2.º ano |
Estágio | 600 | 30 | 2.º ano |
2024/2025
Unidade curricular | Horas | ECTS | Ano/Semestre |
---|---|---|---|
Técnicas de Expressão Oral e Escrita | 60 | 6 | 1.º ano |
Inglês Técnico | 60 | 6 | 1.º ano |
Pensamento Crítico | 30 | 3 | 1.º ano |
Iniciativa Empresarial e Empreendedorismo | 30 | 3 | 1.º ano |
Representação de Elementos Multimédia | 60 | 6 | 1.º ano |
Princípios de Marketing | 60 | 6 | 1.º ano |
Matemática para a Computação | 60 | 6 | 1.º ano |
Tecnologias de Informação e Comunicação | 30 | 3 | 1.º ano |
Estudos de Mercado | 30 | 3 | 1.º ano |
Marketing Digital | 60 | 6 | 1.º ano |
Design Thinking | 60 | 6 | 1.º ano |
Produção de Documentos Web | 60 | 6 | 1.º ano |
Web Marketing | 60 | 6 | 2.º ano |
Comércio Eletrónico | 60 | 6 | 2.º ano |
Plataformas Digitais e Redes Sociais | 60 | 6 | 2.º ano |
Sistemas de Gestão de Conteúdos | 60 | 6 | 2.º ano |
Projeto Integrado Digital | 60 | 6 | 2.º ano |
Estágio | 600 | 30 | 2.º ano |
Creditações académicas 2024/25 para prosseguimento de estudos para as licenciaturas em (cursos 1º ciclo)
Informática para Comércio Eletrónico
Creditado por equivalência | O que falta fazer | |||
Unidades Curriculares | ECTS | Unidades Curriculares | ECTS | |
Análise Matemática | 6 | 1º ano 1º sem | ||
Álgebra Linear | 5 | |||
Introdução ao Comércio e Negócio Eletrónico | 4 | |||
Metodologias de Pesquisa e Investigação | 4 | |||
Fundamentos de Programação | 6 | |||
Análise e Modelação de Sistemas | 5 | |||
Arquiteturas de Plataformas WEB | 3 | 1º ano 2º sem | ||
Transformação Digital e o Negócio Eletrónico | 3 | |||
Algoritmos e Estruturas de Dados | 6 | |||
Programação Web I | 6 | 6 | ||
Base de Dados | 6 | |||
Projeto Laboratorial I | 6 | |||
Direito Aplicado ao Negócio Electrónico | 3 | 2º ano 1º sem | ||
Paradigmas da Programação Criativa | 5 | |||
Fundamentos de CRM | 4 | |||
Design de Interação | 6 | |||
Interoperabilidade e Integração de Sistemas | 6 | |||
Programação Web II | 6 | |||
Web Marketing | 4 | 2º ano 2º sem | ||
Desenvolvimento de Aplicações Móveis | 5 | |||
Metodologias e Ferramentas da Gestão de Projetos de Software | 4 | |||
Programação Web III | 6 | |||
Redes e Serviços da Internet | 5 | |||
Projeto Laboratorial II | 6 | |||
Seminários WEB | 4 | 3º ano 1º sem | ||
Desenvolvimento de Objetos Multimédia | 6 | |||
Data Mining | 5 | |||
Computação Distribuída e Paralela | 5 | |||
Inteligência Aplicada ao Comércio Eletrónico | 6 | |||
Inovação e Empreendedorismo Digital | 4 | 3º ano 2º sem | ||
Business Analytics orientado ao Negócio Eletrónico | 6 | |||
Cloud Computing | 5 | |||
Projeto Final | 15 |
Emolumentos e Propinas
- Candidatura: 120,00 €
- Matricula: 140,00 €
- Inscrição: 90,00 €
- Seguro: 45,00 €
- Propina: 220,50 € x 11 meses
Esta informação não dispensa a consulta dos emolumentos e propinas constantes das respectivas Ordens de Serviço.
Consulte também
Informações
- João Paulo
joao.paulo@islagaia.pt
223 772 980
- Geral
info@islagaia.pt
223 772 980