Candidaturas

Bolsas de Formação PRR
Curso Integrado no Programa Impulso, PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, com acesso a Bolsa de formação.
Informe-se e candidate-se.  

EST

Dados e Estatísticas do Curso

Diretor

Pedro Nuno Duarte Oliveira

Descrição geral

Gerir produtos de marketing digital, programar e implementar campanhas comerciais, quer numa perspetiva Business to Business quer numa perspetiva de Business to Consummer, planear e executar as tarefas associadas ao comércio electrónico, contribuindo para o seu desenvolvimento sustentável aos níveis nacional e internacional.

Atividades principais

  • Elaborar e executar o planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online e offline de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorrendo a diversas fontes de informação
  • Elaborar e coordenar campanhas de marketing digital
  • Gerir a identidade da marca, posicionamento e principais critérios de segmentação de mercados em âmbito digital
  • Elaborar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades do mercado
  • Gerir os novos meios digitais disponíveis com recurso a técnicas inovadoras para venda de produtos, serviços e ideias
  • Coordenar o planeamento de media e ferramentas e meios online
  • Monitorizar e gerir o impacto de campanhas de marketing digital
  • Gerir e selecionar as melhores ferramentas para a implementação de estratégias de branding definidas no âmbito digital
  • Gerir as vendas e as compras em contexto eletrónico
  • Elaborar e analisar estudos de mercado credíveis de modo a produzir relatórios sobre a evolução dos mercados digitais e eletrónicos
  • Elaborar e implementar planos de negócios inovadores e de internacionalização
  • Planear e gerir os projetos comerciais de âmbito eletrónico
  • Planear e gerir os sistemas de informação e comunicação de suporte ao comércio eletrónico

Conhecimentos

  • Conhecimentos abrangentes de língua portuguesa
  • Conhecimentos abrangentes de língua inglesa
  • Conhecimentos abrangentes de gestão e organização de empresas
  • Conhecimentos abrangentes de informática na óptica do utilizador
  • Conhecimentos fundamentais de pensamento critico e argumentação
  • Conhecimentos abrangentes de metódos quantitativos
  • Conhecimentos especializados de metodologia e técnicas de elaboração e apresentação de projetos
  • Conhecimentos abrangentes de métodos de previsão, sobre vendas e outros indicadores, do comportamento dos mercados
  • Conhecimentos abrangentes de comunicação e empreendedorismo
  • Conhecimentos especializados sobre gestão de redes sociais e produção de conteúdos digitais
  • Conhecimentos especializados de comunicação online
  • Conhecimentos abrangentes do comportamento do consumidor
  • Conhecimentos especializados sobre ferramentas de divulgação e comunicação da sua atividade
  • Conhecimentos especializados sobre comércio eletrónico
  • Conhecimentos abrangentes de legislação Informática e do Comércio Eletronico
  • Conhecimentos especializados sobre Marketing Digital
  • Conhecimentos especializados de compras e pagamentos eletrónicos
  • Conhecimentos especializados na elaboração de estudos de mercado
  • Conhecimentos abrangentes de Design Thinking
  • Conhecimentos especializados sobre sistemas de gestão de conteúdos

Aptidões

  • Aplicar e dinamizar campanhas de comunicação online, usando as diferentes plataformas e redes sociais para esse efeito
  • Aplicar melhorias no portefólio dos produtos, criando novas propostas e otimizando outras dentro dos meios digitais
  • Dinamizar os recursos humanos, aplicando os princípios de liderança e motivação
  • Preparar as estratégias de comunicação às diferentes formas e para diferentes públicos
  • Dinamizar os processos de gestão inerentes ao comércio eletrónico, articulando diferentes perfis profissionais
  • Aplicar as tecnologias de informação como suporte de gestão
  • Aplicar técnicas de comércio eletrónico no desenho de um plano de marketing digital
  • Dinamizar e implementar planos de marketing digital
  • Analisar informação em língua portuguesa e língua inglesa
  • Preparar e organizar, a compra e a venda eletrónicas
  • Identificar os recursos necessários, elaborar, controlar e medir os resultados, de uma campanha de marketing digital
  • Produzir conteúdos multimédia
  • Propor a aquisição de infraestruturas informáticas de apoio ao comércio eletrónico e realizar a respetiva manutenção e atualização
  • Definir estratégias de internacionalização através do comércio eletrónico
  • Analisar e tratar informação relevante, para a elaboração de relatórios de estudos de mercado
  • Aplicar os conceitos de Design Thinking
  • Aplicar metodologias e técnicas para a análise de dados
  • Aplicar as tecnologias de informação para suporte técnico e tecnologico aos processos de comunicação interna e externa das organizações

Atitudes

  • Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com interlocutores diferenciados
  • Demonstrar capaciade de trabalho em equipa
  • Demonstrar capacidade de planificação e organização
  • Demonstrar capacidades de liderança e de coordenação de projetos
  • Demonstrar capacidade de polivalência e espírito de iniciativa
  • Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético
  • Demonstrar capacidade de adaptação à evolução dos procedimentos e das tecnologias

Condições de acesso

Segundo o Decreto-Lei nº 63/2016, de 13 de setembro, podem candidatar-se a CTeSP:

  • Os titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Candidatos aprovados através do regime de ingresso dos maiores de 23 anos;
  • Os titulares de um CET, de um CTeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS

2 Anos (4 Semestres) / 120 ECTS

A conclusão de um CTeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível V, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional creditável para efeitos de prosseguimento de estudos superiores, no ISLA.

Vagas

40 estudantes

Horário

Laboral

Áreas relevantes para Ingresso

Os candidatos devem ter aprovação numa das seguintes Áreas Relevantes:

  • Economia
  • Matemática
  • Português

Plano de Estudos

2023/2024
Unidade curricularHorasECTSAno/Semestre
Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho 25 3 1.º ano
Língua Portuguesa 50 4 1.º ano
Língua Inglesa 50 4 1.º ano
Gestão das Organizações 25 3 1.º ano
Métodos Quantitativos 50 4 1.º ano
Tecnologias de Informação e de Comunicação 50 4 1.º ano
Iniciativa empresarial e Empreendedorismo 25 3 1.º ano
Gestão de Conteúdos Web 50 5 1.º ano
Produção de Documentos Web 50 5 1.º ano
Princípios de Marketing 50 5 1.º ano
Plataformas Digitais e Redes Sociais 50 5 1.º ano
Web Marketing 50 5 1.º ano
Ferramentas de Produção de Conteúdos Digitais 50 5 1.º ano
Design Thinking 50 5 2.º ano
Comércio Electrónico 50 5 2.º ano
Estudos de Mercado 50 5 2.º ano
Legislação Informática e do Comércio Eletrónico 25 2 2.º ano
Marketing Digital 50 5 2.º ano
Projeto Integrado Digital 50 8 2.º ano
Estágio 600 30 2.º ano
2024/2025
Unidade curricularHorasECTSAno/Semestre
Técnicas de Expressão Oral e Escrita  60 6 1.º ano
Inglês Técnico  60 6 1.º ano
Pensamento Crítico 30 3 1.º ano
Iniciativa Empresarial e Empreendedorismo 30 3 1.º ano
Representação de Elementos Multimédia 60 6 1.º ano
Princípios de Marketing 60 6 1.º ano
Matemática para a Computação 60 6 1.º ano
Tecnologias de Informação e Comunicação 30 3 1.º ano
Estudos de Mercado 30 3 1.º ano
Marketing Digital 60 6 1.º ano
Design Thinking 60 6 1.º ano
Produção de Documentos Web 60 6 1.º ano
Web Marketing 60 6 2.º ano
Comércio Eletrónico 60 6 2.º ano
Plataformas Digitais e Redes Sociais 60 6 2.º ano
Sistemas de Gestão de Conteúdos 60 6 2.º ano
Projeto Integrado Digital 60 6 2.º ano
Estágio 600 30 2.º ano

Creditações académicas 2024/25 para prosseguimento de estudos para as licenciaturas em (cursos 1º ciclo)

Informática para Comércio Eletrónico
Creditado por equivalência O que falta fazer
Unidades Curriculares ECTS Unidades Curriculares ECTS  
Análise Matemática     1º ano 1º sem
    Álgebra Linear  
Introdução ao Comércio e Negócio Eletrónico      
    Metodologias de Pesquisa e Investigação  
    Fundamentos de Programação 6  
    Análise e Modelação de Sistemas 5  
    Arquiteturas de Plataformas WEB 3  1º ano 2º sem
    Transformação Digital e o Negócio Eletrónico 3  
    Algoritmos e Estruturas de Dados 6  
Programação Web I 6   6  
    Base de Dados  
    Projeto Laboratorial I 6  
Direito Aplicado ao Negócio Electrónico      2º ano 1º sem
    Paradigmas da Programação Criativa 5  
    Fundamentos de CRM 4  
    Design de Interação  
    Interoperabilidade e Integração de Sistemas 6  
    Programação Web II 6  
Web Marketing      2º ano 2º sem
    Desenvolvimento de Aplicações Móveis  
    Metodologias e Ferramentas da Gestão de Projetos de Software  
    Programação Web III 6  
    Redes e Serviços da Internet  
    Projeto Laboratorial II  
    Seminários WEB 3º ano 1º sem
Desenvolvimento de Objetos Multimédia      
    Data Mining  
    Computação Distribuída e Paralela 5  
    Inteligência Aplicada ao Comércio Eletrónico 6  
    Inovação e Empreendedorismo Digital 4 3º ano 2º sem
    Business Analytics orientado ao Negócio Eletrónico 6  
    Cloud Computing  
    Projeto Final 15   

Emolumentos e Propinas

  • Candidatura: 120,00 €
  • Matricula: 140,00 €
  • Inscrição: 90,00 €
  • Seguro: 45,00 €
  • Propina: 220,50 € x 11 meses

Esta informação não dispensa a consulta dos emolumentos e propinas constantes das respectivas Ordens de Serviço.

A frequência neste curso, poderá ser financiada pela bolsa de estudo da DGES. Consulte a nossa pagina da Ação Social.

Consulte também

Informações

0
0
0
s2sdefault
Acesso

Faça a sua Candidatura ao ISLA Gaia

Candidatura Online